Como eliminar algas da piscina em 6 passos – e evitar que elas voltem

Você estava ansioso por um verão cheio de festas na piscina, mas notou um crescimento de algas. E agora, como eliminar algas da piscina para manter a qualidade da água e evitar contratempos nas suas atividades aquáticas? Lidar com esses intrusos aquáticos pode ser desafiador. Por isso, preparamos dicas eficazes para eliminar e prevenir o retorno das algas em sua piscina, garantindo água limpa e cristalina para desfrutar plenamente do seu refúgio aquático.

O Que São Algas e o Que as Causa em uma Piscina?

As algas são plantas sem raízes, folhas ou caules. É difícil não perceber as algas quando elas começam a crescer na sua piscina, porque você notará aglomerados flutuando na água ou manchas nas superfícies da piscina.

Quando as algas crescem na sua piscina, podem causar muitos problemas, como desequilíbrio nos produtos químicos da água, filtros entupidos e má circulação da água.

Existem muitas razões pelas quais as algas crescem nas piscinas, incluindo:

  • Níveis de cloro baixos ou instáveis
  • Níveis de pH baixos ou altos
  • Contaminação de trajes de banho ou brinquedos de águas naturais, como oceanos, rios e lagos
  • Filtração insuficiente da piscina
  • Má circulação da água
  • Condições climáticas extremas, como chuvas intensas ou calor intenso

E então, como eliminar algas da piscina?

Algas na piscina: Por que Você Deve Remover Rapidamente?

Se deixadas crescer sem controle, as algas podem entupir os filtros da piscina, tornar os produtos químicos da piscina menos eficazes e impedir que o sistema de filtração e os skimmers da piscina (também chamados de coadeira) funcionem da melhor forma. A água da sua piscina terá dificuldade em circular, deixando sua piscina mais suja e permitindo que as algas continuem florescendo. Esse ciclo pode resultar em algas visíveis, água descolorida e no crescimento de bactérias que podem ser prejudiciais aos nadadores.

Até mesmo a menor quantidade de algas em uma piscina pode atrair bactérias que se alimentam de algas, e essas bactérias podem irritar os usuários da piscina. Por esses motivos, descobrir como eliminar algas da piscina imediatamente é essencial. Confira as seguintes dicas:

Como eliminar algas da Piscina?

Existem algumas medidas que você pode tomar quando se trata de combater as algas na piscina. Siga estes passos para aprender como eliminar algas da piscina e como limpar uma piscina verde.

Limpe Sua Piscina

Seu cloro de piscina e filtro por si só não serão capazes de combater as algas. Na verdade, se livrar dessas algas desagradáveis vai exigir um pouco de trabalho – então arregace as mangas e recrute alguma ajuda de casa, se puder.

Observe que o processo de se livrar das algas vai variar dependendo do tipo de algas que você tem. Mesmo que você esteja esperando limpar a água turva da piscina rapidamente, você precisará seguir as instruções passo a passo para fazer o trabalho direito.

Se você quer aprender a como eliminar algas da piscina, não importa o tipo de algas que você está combatendo, o primeiro passo é fazer uma limpeza manual.

Passo 1: Esfregue Sua Piscina

Comece esfregando as superfícies da sua piscina, incluindo o chão, paredes e degraus. Certifique-se de alcançar todos os lugares de difícil acesso, como cantos e fendas. Você deve usar a escova própria para o tipo de revestimento da sua piscina. Para revestimentos de vinil ou fibra de vidro, use escovas de nylon. Se você tiver uma piscina de concreto ou gunite, use escovas de aço inoxidável.

Passo 2: Aspire Sua Piscina

Depois de terminar de esfregar, é hora de fazer uma aspiração manual de todas as algas que se acumularam no fundo da sua piscina. Em vez de aspirar as algas através do seu filtro, geralmente é melhor usar uma linha de esgoto. Fique de olho nos níveis de água enquanto aspira. Se ele baixar seis polegadas abaixo do azulejo, você deve pausar, reabastecer a piscina e continuar trabalhando.

Passo 3: Limpe Acessórios da Piscina

Outra parte da limpeza manual é cuidar dos seus trajes de banho, brinquedos e outros acessórios da piscina que foram expostos a corpos d’água naturais. Lave todos os trajes de banho na sua máquina de lavar usando água sanitária e limpe todos os brinquedos e acessórios com uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para um galão de água.

Passo 4: Teste Sua Água

O próximo passo sobre como eliminar algas da piscina, é testar e equilibrar os níveis de água. Faça isso usando um kit de teste de água da piscina e garantindo que sua água esteja dentro dos níveis recomendados. Preste atenção especial ao seu pH e alcalinidade, pois um pH alto (qualquer coisa em torno de 7,8 a 8,2) e alcalinidade prejudicarão o choque da piscina em fazer seu trabalho. Então, se necessário, aprenda como baixar o pH da piscina e como aumentar o pH nas piscinas.

Os níveis químicos ideais para sua piscina são:

  • pH entre 7,2 e 7,6
  • Cloro livre entre 1 e 3 ppm
  • Dureza do cálcio entre 200 e 275

Os próximos passos para aprender como eliminar algas da piscinas variam de acordo com o tipo de algas. Vamos lá?

Alga Verde: Como eliminar algas da piscina

Se você está se perguntando por que sua piscina está verde, saiba que as algas verdes em piscinas são mais comuns do que as amarelas ou pretas. E então, como eliminar as algas da piscina? A cor verde pode variar de verde-azulado a verde-escuro. Este tipo de algas tende a grudar nas paredes da piscina, ou você pode encontrar aglomerados flutuando na água. E embora seja o tipo mais fácil de algas para se livrar, também se espalha muito rápido, então é uma boa ideia abordar o projeto de limpeza o mais rápido possível.

Passo 5: Tratamento de Choque na sua Piscina

Depois de ter concluído os passos descritos acima, você precisa dobrar o choque na sua piscina com duas libras de choque para cada 10.000 galões de água, tratamento também conhecido como supercloração. Este processo aumenta os níveis de cloro na sua piscina e ajuda a matar as algas. É melhor realizar o choque na sua piscina à noite, porque o sol queima o cloro não estabilizado. Não esqueça: mantenha-se seguro durante este processo usando óculos de segurança e luvas.

Passo 6: Deixe o Filtro Funcionar e Teste Novamente

E então, vamos continuar o nosso aprendizado de como eliminar as algas da piscina? Deixe o filtro e a bomba funcionarem até a água ficar clara, o que geralmente leva cerca de 24 horas. E uma vez que a água fique clara, teste e equilibre sua água novamente.

Por fim, você precisa cuidar do filtro da sua piscina. O processo varia dependendo do tipo de filtro de piscina que você possui. Você tem a opção de deixar os cartuchos do filtro de molho em ácido muriático diluído, ou obter um novo se quiser ter certeza absoluta de que não reinfectará a piscina. Se você tiver um filtro, faça um contralavagem.

Alga Mostarda: Como eliminar algas da piscina

A alga mostarda (ou alga amarela) é menos comum do que a variedade verde e tende a crescer apenas em climas úmidos nas partes sul dos Estados Unidos. Pode parecer pólen ou areia e gruda nas paredes e nos itens da piscina.

Depois de completar os passos de limpeza sobre como eliminar algas da piscina mencionados acima, você pode se livrar da alga mostarda realizando o choque na piscina com três libras de choque para cada 10.000 galões de água. Deixe a bomba e o filtro funcionarem por 24 horas até que as algas desapareçam, e então teste e equilibre sua água.

Limpe o cartucho do seu filtro ou instale uma nova substituição, e sua piscina deve voltar ao normal.

Alga Preta: Como eliminar algas da piscina

A alga preta é o tipo mais difícil de se livrar. Geralmente é encontrada em piscinas de concreto, reboco ou gunite e raramente em piscinas com revestimento de fibra de vidro ou vinil.

Para algas preta, como eliminar algas da piscina irá te demandar mais esforço durante o primeiro passo, que é a limpeza manual. Considere usar uma espátula ou uma pedra-pomes para esfregar a alga preta. E para manchas mais resistentes, use um tablete de cloro e esfregue diretamente na superfície.

Após testar e equilibrar sua água, você precisa quadruplicar o choque da piscina. Isso significa usar quatro libras de choque para cada 10.000 galões de água. Em seguida, deixe a bomba e o filtro funcionarem por 24 horas.

Normalmente, você precisará escovar a piscina novamente e depois chocar a piscina mais uma vez. Assim que a piscina estiver limpa, teste e equilibre a água. E no último passo, você precisa cuidar do filtro da piscina. Limpe o cartucho ou compre um novo.

Vamos para o nosso próximo passo sobre como eliminar algas da piscina?

Algas na Piscina: Dicas para Prevenir o Retorno

Agora que você aprendeu como eliminar algas da piscina, vamos falar de prevenção. Considerando o quanto a remoção de algas pode ser demorada, você provavelmente está ansioso para manter sua piscina livre de algas. Aqui estão as dicas de manutenção de piscina mais importantes para ajudar a evitar o retorno das algas:

  • Mantenha uma rotina regular de limpeza da piscina, incluindo escovação e aspiração.
  • Teste e equilibre os níveis de água semanalmente.
  • Faça o tratamento de choque na sua piscina semanalmente.
  • Use algicida preventivamente (espere até que o cloro esteja abaixo de 5 ppm).
  • Garanta que seu sistema de filtração esteja funcionando perfeitamente durante toda a temporada.
  • Sempre limpe brinquedos e trajes de banho após nadar em corpos d’água naturais.
  • Deixe a bomba e o filtro funcionarem de oito a 12 horas por dia durante toda a temporada.
  • Enxágue antes de pular na piscina.
  • Contrate uma empresa local de serviços de piscina para realizar manutenções e reparos regulares.

Tratamento de Algas: fazer sozinho ou contratar um Profissional?

Como eliminar algas da piscina pode não ser tão simples quanto parece, não é? Você pode fazer o tratamento de algas por conta própria pelo custo do tratamento de choque para piscinas. Isso pressupõe que você tenha todos os outros produtos químicos e ferramentas de limpeza de piscinas de que precisa em mãos.

Embora seja uma economia de dinheiro fazer o trabalho você mesmo, o processo requer muito trabalho manual com toda a escovação e aspiração. Além disso, você precisa lidar com todos os testes e equilíbrio da água, o que pode ser um grande trabalho. E quando você considera todo o tempo necessário para fazer o choque na piscina e limpar o filtro, verá que o processo requer um investimento de tempo significativo.

Quando você contrata uma empresa de serviços de piscina, eles cuidarão de tudo do início ao fim. É provável que a empresa vá até sua casa várias vezes para fazer os tratamentos químicos, desmontar e limpar seus filtros e aplicar algicida.

Algumas empresas até drenarão, lavarão com energia e sanitizarão sua piscina para garantir que suas algas não voltem. Caso você tenha manchas restantes após a drenagem e limpeza, então você pode precisar de uma lavagem com ácido, sendo que os serviços são variáveis de acordo com a complexidade e a região do imóvel onde o serviço deverá ser executado.

Em conclusão, manter a sua piscina livre de algas é essencial para garantir a qualidade da água e o seu prazer ao nadar. Com as técnicas e dicas adequadas, você pode eliminar as algas da sua piscina e prevenir o seu retorno, proporcionando um ambiente seguro e agradável para todos os momentos de diversão aquática. Lembre-se de manter uma rotina regular de limpeza, testar e equilibrar os níveis de água e utilizar produtos preventivos conforme necessário. Com esses cuidados, você poderá desfrutar de uma piscina limpa, cristalina e pronta para receber amigos e familiares em todas as ocasiões.

Deixe um comentário